sexta-feira, fevereiro 6

ONU investiga Hamas por utilizar crianças como escudos humanos

(por Jerusalem Post)
As Nações Unidas está pronta para investigar o uso de crianças como escudos humanos pelo Hamas, durante a ofensiva de Israel em Gaza.
A representante especial da ONU para crianças em conflitos armados, Radhika Coomaraswamy, disse ao Jerusalem Post, em uma entrevista exclusiva, nesta quinta-feira que:
"Nós ainda não tratamos diretamente a questão de escudos humanos, mas vamos agora falar em nossos nossos relatórios".
"É ainda muito difícil para nós dizer o que realmente estava acontecendo e que precisamos ainda de realizar um inquérito completo sobre o assunto ... mas nós não estamos negando que aconteceu. É absolutamente possível que o Hamas usou seus civis como escudos humanos ", disse ela.
No entanto, Coomaraswamy afirmou que a política da ONU a não tratar com os principais membros do governo do Hamas - uma vez que é oficialmente considerado uma organização terrorista – prejudica todos os tipos de trabalho de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
"Faz todo o nosso trabalho humanitário muito difícil porque não podemos reunir com Hamas a nível político", afirmou Coomaraswamy, que esta semana se reuniu com altos funcionários israelenses e Autoridade Palestininas, incluindo o Primeiro-ministro Salam Fayad (AP), bem como com muitas crianças, em Gaza e Ashkelon para ouvir sobre o conflito a partir de um ângulo mais pessoal.
Coomaraswamy foi nomeada para a sua posição faz três anos e reporta diretamente ao Secretário Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário