sexta-feira, março 19

Qassam atinge Israel e mata uma pessoa. Lá vamos nós de novo né...

Um foguete disparado por militantes palestinos na Faixa de Gaza atingiu o oeste de Negev (Kibutz netiv HaAasara) na sexta-feira, pela quinta vez em 24 horas. A força aéra de Israel respondeu e atingiu pelo menos seis alvos na Faixa de Gaza um dia depois que um foguete lançado a partir da Faixa de Gaza matou um trabalhador tailandês no sul de Israel.

Dois civis foram feridos em uma das três respostas, em túneis de contrabando, na fronteira com o Egito.

O Exército israelense não teve nenhum comentário imediato. O vice-premiê Silvan Shalom, disse nesta quinta-feira que Israel vai fazer uma forte resposta ao que foi o primeiro ataque mortal de foguetes vindos de Gaza e governada pelo Hamas em mais de um ano.

Israel também enviou uma carta de reclamação ao Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon, que deverá visitar Israel no fim de semana, e ao Conselho de Segurança da ONU.

A Embaixadora de Israel na ONU Gabriela Shalev Ban pediu para tratarem da libertação do soldado israelense Gilad Shalit, capturado por militantes de Gaza em 2006. O Hamas exige que Israel liberte centenas de milhares de militantes nas suas prisões em troca do soldado.

Um grupo previamente desconhecido, Ansar al-Sunna, acredita-se que fazem parte da ideologia radical da Al Qaeda, reivindicou a responsabilidade pelo lançamento de foguetes contra Israel, bem como a Al-Aqsa Martrys, uma ala do movimento Fatah.

O grupo islâmico Hamas, que tomou o controle da Faixa de Gaza em 2007, tinha solicitado a outros grupos militantes a parar de atacar Israel, expressando preocupação sobre possíveis retaliações israelenses.

Os terroristas palestinos em Gaza lançam ataques de foguetes, bombas e morteiros contra Israel desde o final de um período de três semanas após a operação em Gaza guerra em janeiro de 2009, geralmente sem causar qualquer vítima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário