quinta-feira, fevereiro 5

Barco de carga tenta entrar ilegalmente em Gaza

(Fonte: MFA/IDF Spokesperson)
Esta manhã, quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009, um navio da marinha israelense interceptou, e assumiu o controle do barco de carga chamado "Tali" com a bandeira do Togo e que estava tentando entrar ilegalmente na Faixa de Gaza.
O barco de carga saiu do porto de Trípoli-Líbano há alguns dias, ancorou no Chipre e depois continuou sua viagem para a Faixa de Gaza. Durante a viagem, o barco de carga foi contactado por Israel, esclarecendo que não seria permitida a entrada em águas costeiras de Gaza, porque havia riscos de segurança na área e o bloqueio naval.
Com início ontem à noite, a Marinha Israel tem feito contato direto com o barco e continuou a esclarecer que o navio não seria autorizado a entrar na Faixa de Gaza. A tripulação do declarou as suas intenções de alterar seu destino para o porto de El-Arish, no Egito.
Durante a manhã de hoje, o navio de carga mudou seu rumo, e começou a viagem para a Faixa de Gaza, ao contrário das alegações feitas pela tripulação do barco na noite anterior.
Ignorando todos os avisos, o barco entrou em Gaza. As ações da tripulação deste barco levantaram suspeitas, já que poderiam ameaçar a preocupações de segurança, ou ainda, o barco poderia ser utilizado para o contrabando proibido de equipamentos (armas, etc).
Como resultado das ações tomadas pela tripulação do barco, uma embarcação da marinha de Israel interceptou e assumiu o controle do braco de carga, conduzindo ele para Ashdod, Israel. Nenhum tiro foi disparado a bordo ou durante o embarque e captação da carga. A tripulação do barco foram detidos para interrogatório pela polícia israelense.Qualquer bem encontrado ou ajuda humanitária será transferido para a Faixa de Gaza.
O serviço de porta-voz do exército de Israel gostaria de enfatizar que qualquer organização ou país que deseja transferir ajuda humanitária à Faixa de Gaza, pode fazê-lo através das passagens estabelecida por Israel, com a coordenação prévia.
Nota: A verdadeira motivação da viagem do navio pode ser suspeita pelo fato de não apenas um número de jornalistas serem convidados a participar, mas também a bordo estava Hilarion Cappuci - um antigo bispo grego católico, que foi preso em 1974, contrabandeando armas para terroristas palestinos, no porta-malas do seu veículo oficial da Igreja, enquanto entrava em Israel pelo Líbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário